Seja Bem-Vindo

Seminário on-line: Desastres Socioambientais no Brasil: Riscos, Tratativas Jurídicas e Violações de Direitos Humanos

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais / Laboratório de Estudos Políticos (NEPCS-LEP-UFES) coordenado pela professora Marta Zorzal e Silva e o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética (BIOGEPE-FDV), coordenado pela professora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer realizará um seminário on-line, como parte de pesquisas que estão sendo realizadas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)-Edital FAPES Nº 03/2017-Universal. A organização é do dois grupos de pesquisa: NEPCS-LEP-UFES e do BIOGEPE-FDV

As palestras acontecerão por meio da plataforma digital Microsoft Teams. Trata-se de evento aberto aos alunos da UFES, da FDV e de outras instituições, pesquisadores e demais interessados no tema.

Datas: 02, 03, 17 de junho de 2020 - Horário 10hs

Veja aqui a programação.

Para se inscrever e acessar o evento basta clicar aqui.

Nota de Falecimento

É com pesar que o Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais - UFES informa o falecimento de Rodolfo dos Santos Cafeseiro, egresso do curso de Ciências Sociais. Rodolfo teve presença marcante no curso e atuou como monitor e em vários projetos de extensão do NEAB-UFES, na temática das religiões de terreiro. Manifestamos nosso pesar por uma perda prematura e dedicamos nossa solidariedade à família e aos amigos.

ANPOCS - Chamada para submissão de trabalho ao GT 75 Retomadas e re-existências indígenas e negras

Convidamos os pares a apresentar trabalhos no GT 75 Retomadas e re-existências indígenas e negras. (https://www.32rba.abant.org.br/home)

Ementa: A antropologia vem tradicionalmente tratando territorialidades negras, quilombolas e indígenas – especialmente do Nordeste – nas chaves analíticas da invenção da tradição, da etnogênese, da fricção interétnica, da reminiscência e da plasticidade identitária. Esses conceitos, além de estarem, na maioria das vezes, atrelados à relação desses coletivos com o Estado-nação, privilegiam apenas as relações políticas entre agentes humanos. Etnografias mais contemporâneas, vêm apresentando dados nos quais categorias nativas como as de retomada e resistência – não apenas como reagente, mas como re-existir – territorial e existencial, quando tomadas como conceitos descrevem diferentes vínculos entre actantes dos mais diversos modos de existência. Esses entes produzem reflexões cosmopolíticas e modos de agir com (ou contra) o Estado-nação de modos antes insuspeitos. Não pela via da memória ou da prova, mas pela cosmologia e relacionalidade estendida a todos existentes, recupera-se algo dado como perdido, inexistente. São “identidades” e territorialidades que sempre existiram, mas estavam aguardando momento propício para se realizar, retomando terras, práticas, contato com seres, objetos, linguagens sem que essas nunca tenham sido perdidas de fato. Nesse GT, privilegiaremos trabalhos etnográficos e reflexões teóricas acerca desse novo cenário no qual indígenas e coletivos negros reclamam sua existência.

Coordenadores do GT: Cauê Machado e Sandro Silva

Rio Doce - ComRioComMar - Dossiê

O PGCS informa o lançamento do Dossiê completo da Revista Psicologia Política, organizado pela rede de pesquisa para recuperação do Rio Doce - ComRioComMar

Nele contribui com o artigo "Mobilizando a sociedade civil: inovação organizacional e repertórios de confronto no desastre do Rio Doce".

Confira também os artigos de Jose LeonFrederico Viana MachadoAdrian Gurza LavalleMaria Do Carmo AlbuquerqueMonika DowborLuciana MartinsLarissa MagalhãesSandro SilvaMarta Zorzal, Roberta Resende, Igor Amaral, Diovana RenoldiMaira RodriguesPaolo De Souza, Rodrigo Dresch, Andre Lerner, Fernando Peres Rodrigues, Aloisio Ruscheinsky, Manoella Treis, Ana Paula Galdeano, Monnique Monnique Greice Malta Cardoso.

Vale a pena conferir!

Clique aqui

Datas: 02, 03, 17 de junho de 2020 - Horário 10hs

Veja aqui a programação.

Para se inscrever e acessar o evento basta clicar aqui.

Coordenadores do GT: Cauê Machado e Sandro Silva

PGCS: Informe sobre o início das disciplinas

Prezadas e prezados

Por conta do período de marcação de férias em um caso, e, por conta de um afastamento para participação em evento, há algumas discrepâncias no início das disciplinas.

Abaixo segue a sinopse para vossa orientação:

OPTATIVAS

(1)    optativa de Sociologia: Tópicos Especiais em Sociologia 1: teorias sociais emergentes.
Início: 1ª. semana de março

(2)    optativa de Ciência Política: Movimentos Sociais, Ação Coletiva e Mobilizações
Início: 2ª. semana de março

OBRIGATÓRIAS

(1)    PGCS-8822: Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais

(5)    Teoria Antropológica

(6)    Teoria e Metodologia em Antropologia
Início: 2ª. semana de março

Organon convida

Cinema, protesto, corpo, sexualidade.

Sessão de cinema seguida de debate. No Metropolis. Participe.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

PGCS - Cronograma para matrícula de alunos especiais

a) 05/02/2020 – Lançamento do edital (clique aqui para acessar o edital);

b) 05 a 11/02/2020 - Inscrições na Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP);

c) 12/02/2020 - Resultado final do processo seletivo - divulgação na página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (cienciassociais.ufes.br) e no quadro de avisos da Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP);

d) de 17/02/2020 a 21/02/2020 - previsão do período de matrículas de alunos(as) especiais nas disciplinas (orienta-se os/as alunos/as especiais selecionados(as) a se manterem atualizados/as da data e demais procedimentos de matrícula, consultando a SIP e o sítio eletrônico do PGCS; contato eletrônico da SIP: <sip.ufes [at] gmail.com>).

PGCS Informa

O edital de seleção de alunos especiais será lançado na quarta-feira próxima, dia 05 de fevereiro de 2020.

Davi Scárdua Fontinelli

Título: “Santa Tartaruga! Invenções e Mudanças Ontológicas no Litoral Norte do Espírito Santo”

Comissão Examinadora:

Dra. Eliana Santos Junqueira Creado (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Dr. Carlos Nazareno Ferreira Borges (UFES) Examinador Titular Interno

Dr. Felipe Ferreira Vander Velden (UFSCar) Examinador Titular Externo

Local: Sala Webconferência da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação - PRPPG/UFES.

Dia 28/06/2016 às 14h.

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14h.

Ákilla Lonardelli Pereira Pinto

Título: “Produção do espaço urbano sob o discurso do desenvolvimento: o caso do Prima Città em Linhares/ES”

Comissão Examinadora:

Drª. Maria Cristina Dadalto (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Drª. Patrícia Pereira Pavesi (UFES) Examinadora Titular Interna

Drª. Maria da Penha Smarzaro Siqueira (UVV) Examinadora Titular Externa

Local: Sala 207, prédio Bárbara Weinberg, Módulo II, CCHN/UFES.

Dia 22/06/2016 às 14:30.

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14:30.

SESSÃO PÚBLICA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - de Clara Crízio

Clara Crizio de Araujo Torres

Título da dissertação: “Entre fatos científicos e estados de risco: o caso das Baleias Jubartes”

Comissão Examinadora:

Drª. Eliana Santos Junqueira Creado (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Drª. Celeste Ciccarone (UFES) Examinadora Titular Interna

Dr. Guilherme José da Silva e Sá (UnB) Examinador Titular Externo

Local: Sala de Webconferência da Secretaria de Ensino a Distância - SEAD/UFES.

Dia 27/06/2016 às 14h.

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14h

Informamos a defesa de dissertação de Luiza Duarte Bissoli

Título  “O CAMPO DE MOBILIZAÇÃO DO DIREITO CONTRA OS TRANSGÊNICOS: repertórios, atores e enquadramentos”

Clique aqui para acessar o cartaz.