Notícias

O Centro de Política Comparada (CPC) convida para a 1ª edição do Ciclo de Palestras | Política em Perspectiva Comparada

 
Nesta edição, contaremos com Danielle Nascimento, economista e mestra em Economia pela UFES, que ministrará a palestra "Avaliando Políticas Públicas no Brasil" (cartaz aqui).  
 

Danielle foi consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e atuou como vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo. Atualmente é sócia e pesquisadora da Oportunidades Pesquisa e Estudos Sociais.

Data: 08 de maio de 2018

Horário: 16h30 às 18h30
Local: Auditório IC II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes.

Será emitido certificado de participação. Para maiores informações, entre em contato conosco. 

Confirme a sua inscrição no link.

Atenciosamente,

Marcelo Vieira
Coordenador do CPC

Moção pública dos docentes do Departamento de Ciências Sociais

Corpo docente e representantes estudantis do Departamento de Ciências Sociais, UFES

02 de abril de 2018

Nós, corpo docente e representantes estudantis do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, vimos, por meio desta trazer a público nosso total repúdio à atual conjuntura de extermínio da juventude negra, indígena e camponesa, bem como das e dos dirigentes dos movimentos sociais e partidos políticos que se posicionam contra a atual ordem de naturalização de múltiplos crimes cotidianos.

Entendemos que o extermínio e o etnocídio de nossos jovens que está condicionado à pobreza por conta da lógica estrutural sistêmica, são inaceitáveis. Também é inaceitável atual estado de execução impetrado sobre determinados territórios e sujeitos, bem como toda a ode de violência dissipada por grupos fascistas.

A sociedade não suporta mais a matança seletiva pela cor da pele, do lugar de morada e/ou das opções políticas e culturais definidas por estas pessoas. Ante esta dor coletiva de perda de vidas, defendemos o direito à vida e às diferenças, e nos colocamos ao lado de todos e todas que lutam pela produção de um processo societário em que todos e todas tenham uma condição digna para a produção cotidiana de sua vida.

Por fim, nos posicionamos a favor da liberdade de expressão, desde que esta não viole o direito à vida, mas que esteja voltada à luta contra todo tipo de preconceito e extermínio social. Prestamos nossas condolências aos familiares vitimados pela perda de seus entes queridos, em especial aos familiares de Ruan e Damião.

Publicação - Revista de Ciencia Política (RCP), da Pontificia Universidad Católica de Chile

A Revista de Ciencia Política (RCP), da Pontificia Universidad Católica de Chile, acaba de publicar seu volume 38, nº1, contendo o artigo "The Presidential Logic of Government Formation in Latin American Democracies", de autoria do coordenador do Centro de Política Comparada (CPC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Ufes, Marcelo Vieira, escrito em co-autoria com Victor Araújo (USP) e Andréa Freitas (Unicamp).

Chamada ANPOCS 2018 - SPG26 Movimentos sociais e suas interações com o Estado

Estão abertas as inscrições para o SPG26 Movimentos sociais e suas interações com o Estado: conflitos, instituições e efeitos, do 42º Encontro Nacional da ANPOCS 2018.

O período para inscrição de resumos vai até 12 de Abril, através da página do evento http://www.anpocs.com/index.php/encontros/42-encontro-anual-2018

Convidamos todas e todos a submeterem seus trabalhos.

Pedimos a colaboração na divulgação do SPG.

 

I Seminário de Pensamento Social Brasileiro

Entre os dias 06 e 08 de junho, acontecerá na Ufes o I Seminário de Pensamento Social Brasileiro. As inscrições para apresentação de trabalhos (envio de resumos) estão abertas até o dia 23/03/2018.
Para maiores informações acessar: www.netsib.ufes.br

Calendário de exames de proficiência em lingua estrangeira - Núcleo de Línguas

O Núcleo de Linguas da UFES divulga o calendário dos testes de proficiência a serem realizados em 2018.

Lembramos que o PGCS, em seus processos seletivos de alunos regulares, aceita a comprovoção de proficiência oferecida pelo Núcleo de Línguas.

Clique aqui para acessar o calendário.

 

Resultado de seleção de alunos especiais

Resultado final de seleção de alunos especiais do PGCS 2018/01

Clique aqui

Alunos especiais - Isenção de taxa de inscrição

 
A banca do edital 04/2017 de seleção de alunos especiais para disciplinas do primeiro semestre de 2018 do Mestrado em Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), declara que o requerimento de isenção de taxa de inscrição da candidata Hayane Santos Hoffmam foi DEFERIDO. 
 
Marcelo Vieira
Presidente da banca de seleção
 

 

Publicação do artigo "Audiências públicas do Legislativo estadual: fatores endógenos e exógenos na análise da efetividade da participação"

Publicado artigo de Gabriela Zorzal (mestre em Ciências Sociais pelo PGCS) com a professora Euzeneia Carlos, intitulado "Audiências públicas do Legislativo estadual: fatores endógenos e exógenos na análise da efetividade da participação". O texto foi publicado na Revista de Sociologia e Política e pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Certificados de participação no II Seminário de Ciências Sociais do PGCS

Prezados participantes, informamos que os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa - ProEX - UFES. Solicitamos que aguardem informações, por e-mail, considerando o trâmite regular do processo de certificação pela ProEx.
Comissão Organizadora.
 

 

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910