Perguntas frequentes

*Quais os tipos de Pós-Graduação oferecidos?**
A pós-graduação no Brasil pode ser lato sensu ou stricto sensu, sendo esta dividida em mestrado e doutorado. Na UFES, conforme a área, há esses diversos níveis de pós-graduação. O PGCS, atualmente, oferece mestrado em Ciências Sociais.

Os cursos de Pós-Graduação são pagos?
Na UFES, como em qualquer universidade federal, os cursos de pós-graduação sticto senso (mestrado e doutorado) são gratuitos. Há apenas uma taxa a ser paga para se inscrever no processo seletivo, que é definida ano a ano, quando do lançamento do Edital de seleção.

Os cursos de Mestrado e Doutorado exigem dedicação em tempo integral?
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação ou tese.

Enfim, para um melhor aproveitamento do curso, o ideal é que o aluno possa se dedicar integralmente aos estudos, mas isso não é obrigatório. No entanto, os alunos com dedicação integral tem prioridade no recebimento de bolsa.

Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?
Depende do professor. No PGCS, às aulas são geralmente à tarde, das 14h às 18h, de segunda a sexta.

O PGCS oferece bolsa de estudos? Quantas?
Sim. A quantidade depende das agências de fomento e é definida anualmente. A Capes e a Fapes são as principais agências que concedem bolsas aos alunos do PGCS.
Há, no entanto, critérios a serem cumpridos pelo aluno para ter direito à bolsa. Esses critérios estão disponíveis nesta página, no item \"Normas e Regulamentos\".

Há cursos com atividade apenas em finais de semana ou férias?
O PGCS não oferece pós-graduação lato-sensu nem cursos de fim de semana.

Como é o processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado?
A regras de seleção e as etapas e datas do processo seletivo são definidas ano a ano pela banca de seleção e aprovadas pelo colegiado do Programa. Para uma melhor idéia, consulte um edital recente, nesta página.

Como se dá o ingresso de alunos estrangeiros?
Respeitada a legislação brasileira para estadia e estudo no país, alunos estrangeiros podem concorrer normalmente nos processos seletivos de pós-graduação.

Nos editais do PGCS, é prevista a inscrição de candidatos estrangeiros. As regras de seleção são as mesmas aplicadas a candidatos brasileiros.

Outra forma de seleção de alunos estrangeiros é através de convênio entre universidades brasileiras e estrangeiras. Neste caso, devem ser seguidas as normas estabelecidas nos editais de seleção lançados pelo convênio.

Há ainda acordos de cooperação feitas por agências de fomento brasileiras e estrangeiras. No Brasil, o CNPq e a CAPES são as mais importantes agências governamentais que estabelecem esses acordos. Leia sobre elas em http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg.

Para mais informações essa questão, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ou equivalente) da Universidade de seu interesse.

Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?
Isso não é obrigatório. O mais importante a verificar o perfil dos professores, sua produção intelectual, as pesquisas de que participa, etc. Com isso, o candidato saberá quais temas podem ser orientados pelos professores do programa.

Quais os tipos de Pós-Graduação oferecidos?
A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). Os cursos lato sensu visam o aprimoramento da formação profissional. Os cursos de mestrado e doutorado visam a formação profissional mais avançada. O doutorado, especificamente, visa formar pesquisadores e professores para atuar nos níveis mais altos do ensino.

No PGCS, atualmente, é oferecido apenas o curso de mestrado, um tipo de pós-graduação stricto sensu.

Os cursos de pós-graduação são pagos ou gratuitos?
Os cursos de especialização podem ser pagos ou gratuitos. Os cursos de mestrado e doutorado da UFES são gratuitos pois são financiados diretamente pelo governo federal. Uma parte dos Programas de Pós-Graduação cobra apenas uma taxa de inscrição no processo seletivo de ingresso.

Como posso saber mais sobre pós-graduação?
O Brasil dispõe de agência (CAPES) responsável pela gestão acadêmica da pós-graduação no Brasil. No sítio da CAPES (www.capes.gov.br) muitas informações estão disponíveis. Para saber mais sobre um curso específico da UFES, recomenda-se inicialmente acessar o sítio do Programa que oferece este curso

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910