Slam Poetry: poesia performática, política e educação

Nome: Caio Ruano da Silva
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Cristiana Losekann Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Cristiana Losekann Orientador
Diego Kern Lopes Examinador Externo
Igor Suzano Machado Suplente Interno
Matheus Mazzilli Pereira Examinador Externo

Resumo: O slam poetry é uma forma de poesia performática criada por Marc Kelly Smith em Chicago, na década de 1980, que a partir de então se espalhou por diversos locais do mundo. De acordo com o seu precursor, essa modalidade se baseia em cinco pilares principais: poesia, performance, competição, interatividade e comunidade. Relatos de eventos de slam têm demonstrado a especial afeição dos poetas pela abordagem de temas sociais e políticos em
seus discursos. Mesmo assim, o campo da política tem negligenciado o slam poetry em suas análises. O slam (como também é chamado) tem sido mais estudado na área da educação, uma vez que se tem observado a sua utilização no âmbito escolar em diversos países. Feitas essas
considerações, destaca-se que o presente estudo apresentou dois focos. Primeiramente
buscou-se posicionar o slam poetry no campo da política. Nesse sentido, considerou-se que o slam configura-se como uma comunidade emocional em busca de uma democracia radical e plural. Em um segundo momento, o trabalho analisou a expansão dos slams dos espaços de acesso público nos quais surgiu para ambientes institucionais da educação. Foram analisadas
duas situações de institucionalização distintas: o slam levado para as escolas, por iniciativa de professores, alunos e slammasters; e o slam utilizado pela Secretaria do Estado de Educação, no intuito de promover uma política pública. O estudo buscou compreender as transformações do potencial político do slam a partir da sua transposição para esses ambientes. A pesquisa fundamentou-se na análise de documentos e poesias, na observação participante em 14 eventos de slam, e em entrevistas com 25 sujeitos envolvidos com esse movimento no estado do Espírito Santo (Brasil) e na província de Québec (Canadá).
Palavras-chave: Slam poetry; Política; Educação; Institucionalização.

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