Núcleos de Pesquisa

Abolição: Grupo de pesquisa e extensão em Antropologia
"Abolição" Grupo de pesquisa e extensão em antropologia tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e conhecimentos que possam contribuir para a equidade e o enfrentamento do Racismo. É um grupo que busca atuar com base na interdisciplinaridade e interculturalidade.
Coordenação: Prof. Sandro José da Silva
 
Cedip - Centro de estudos em democracia e instituições  políticas
O Centro de Estudos em Democracia e Instituições Políticas (Cedip) foi fundado e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq em 2012. Seu propósito é reunir pesquisadores (professores e alunos de graduação e pós-graduação) interessados em pesquisas relativas às instituições democráticas em quaisquer de suas manifestações: sistemas eleitorais, partidos políticos, perfil de legislaturas, processos de recrutamento de elites políticas, processos decisórios, organização legislativa, relação entre poderes, entre outros. As pesquisas desenvolvidas no Cedip buscam o aprimoramento de teorias e métodos de pesquisa empírica, visando um entendimento mais aprofundado dos sistemas democráticos em suas diversas dimensões.
Coordenador: Prof. Paulo Magalhães Araújo (UFES)
 
CPC - Centro de Política Comparada 
O Centro de Política Comparada (CPC) é um núcleo de pesquisas vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fundado e registrado em 2016 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq, o Centro de Política Comparada é coordenado pelo Prof. Marcelo Vieira. O grupo é composto por professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras, desenvolvendo pesquisas sobre a política em perspectiva comparada, com ênfase em instituições políticas. Atualmente, a linha de pesquisa predominante no CPC envolve os Sistemas Governamentais Comparados. 
Coordenador: Prof. Marcelo Vieira
 
Gaia: Núcleo de Estudos dos Povos da Terra
Grupo de pesquisa que reúne pesquisadoras e pesquisadores da antropologia e da psicologia na investigação dos modos de vida dos “povos da terra” (indígenas, quilombolas, tradicionais e outros-que-humanos). Estamos especialmente interessados em compreender como esses povos contra-efetuam abordagens e experiências enraizadas em um espaço-mundo despedaçado e fissurado pela acumulação e exploração capitalista. Nossas pesquisas consideram como seu objeto, de um lado, os inúmeros e complexos processos de tomada da Terra – processos de domínio, invasão e expropriação de mundos –, e, de outro, a retomada de/a terra, as re-codificações efetuadas pelos povos da terra enredados nesses processos.
As pesquisas orientam-se por especulações etnográficas e cartográficas que possuem como ponto de partida a impossibilidade de caracterizar a contemporaneidade e suas subjetividades sem criticarmos os pressupostos filosóficos a partir dos quais concebemos nossas relações com a "natureza" e a "não-humanidade". Entendemos assim que não é possível reagirmos  à catástrofe ecológica-social-subjetiva em curso, ora designada Antropoceno, sem desarmarmos o dispositivo antropológico-filosófico que faz entender os humanos – alguns deles, especificamente - enquanto um reino ontológico distinto e especial, leia-se, superior.
Coordenação: Profa. Nicole Soares Pinto; Vinculação: Profa. Ana Gabriela Morim (Departamento de Ciências Sociais), Prof. João Viana (Departamento de Psicologia)
 
GEPPEDES: Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento
Coordenadora: Profa. Aline Trigueiro Vicente
 
Grupo de estudos de conhecimento, cultura científica e métodos
Coordenação: Prof. Marcelo Fetz
 
Grupo de Pesquisa Geografia Socioambiental (UNIR)
Vinculação: Profa. Dra Nicole Soares
 
Grupo de Pesquisa Territorios étnicos (UFES)
Líder(es): Profa. Celeste Ciccarone; Prof. Osvaldo Martins de Oliveira
Link CNPq:http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392703UOX5EQZ
 
Grupo de estudos Educação para as relações étnico-raciais e identidades afro-brasileiras (CNPq)
Coordenação: Profa. Osvaldo Martins de Oliveira
 
Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis
Coordenadora: Profa. Lívia de Cássia Godoi Moraes
Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de divulgar suas pesquisas em torno da temática do "trabalho" e suas transformações no capitalismo contemporâneo, por meio de produção científica e experiências formativas. Fazem parte do grupo docente do PPGPS, discentes da Graduação (Ciências Sociais, Serviço Social, Geografia, Artes, Jornalismo) e da Pós-Graduação (dos PPGs em Política Social e em Ciências Sociais).
 
NAAV - Núcleo de Antropologia Audiovisual
Professores integrantes: Prof. Sandro José da Silva (coordenador) Profa. Nicole Soares e prof. Osvaldo Martins de Oliveira.
 
NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UFES, foi concebido em 1988 e oficialmente criado em 2006. Realiza projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendente. Atualmente o núcleo é coordenado pelo Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira e pela Profª Marluce leila Simões Lopes e tem trabalhado para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e cursos de formação de professores visando lutar contra o racismo e contribuir para a efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que determina para a educação brasileira o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os níveis.
O Núcleo conta com grupos de pesquisa, estudos e extensão, o Grupo Diversidade e Identidades, coordenado pela Profa. Dra. Cleyde R. Amorim; o projeto de pesquisas Africanidades Transatlânticas coordenado pelos professores Osvaldo Martins de Oliveira e Cleyde Amorim; o programa de extensão Afrodiáspora coordenado pelo professor Osvaldo Martins de Oliveira, que é veiculado três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feira) pela Rádio Universitária - 104,7 FM e o Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras – RELIGAFRO, coordenado pelo professor Adriano Jardim. Entre os projetos de extensão, destaca-se também o Seminário Nacional de Educação das Relações Etnico-Raciais Brasileiras, realizado anualmente pela coordenação e o Colegiado do NEAB. O NEAB também participa da Comissão de Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas da UFES, contribuindo para a discussão e implementação do sistema de Cotas na universidade.
 
NEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias
O NEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias é um núcleo  interdisciplinar vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, criado em 2006, que contempla os níveis de atuação da universidade: ensino, pesquisa e extensão. O diferencial metodológico deste núcleo de pesquisa é o Paradigma Indiciário, ou seja, um conjunto de princípios e procedimentos que contém a proposta de um método heurístico centrado no detalhe, nos dados marginais, nos resíduos tomados enquanto pistas, indícios, sinais, vestígios ou sintoma social.
Em termos nacionais o núcleo está associado ao Laboratório Cidade e Poder e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Internacionalmente, o NEI mantém contatos acadêmicos com o Prof. Dr. Hector Castilho Berthier, que coordena a Unidade de Estudos sobre a Juventude no Instituto de Investigações Sociais da UNAM - Universidade Autônoma do México. A coordenadora do NEI é membro efetivo da AUPPF- Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.
O NEI desenvolve estudos em ciência, arte, educação, juventude, violência, homicídio, feminicídio, cultura religiosa, cultura política, pensamento social brasileiro e estudos culturais. Realiza diagnósticos sociológicos no âmbito da sociologia urbana, diagnóstico sócio-criminal, pesquisa de vitimização. O núcleo consiste espaço acadêmico que congrega docentes e discentes da Universidade Federal do Espírito Santo, propiciando “vivências”, “convivências” e “aprendizados” que extrapolam o racionalismo cartesiano e o cientificismo. Ademais, uma das diretrizes seguidas pelo núcleo estabelece a convergência entre cinema, literatura, teatro, filosofia, cultura e ciência.
O NEI possui grupos de estudo, linhas de pesquisa e laboratórios como o LEPVI - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Violência e Imigração, LETEC - Laboratório de Estudos em Teorias da Complexidade e LEPSI - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Indiciarismo.
Estamos empenhados no desenvolvimento de pesquisas que contemplem o caráter "inter" e "transdisciplinar" do conhecimento, buscando interfaces e diálogos entre diferentes áreas do saber.
São atribuições do NEI: planejar e estabelecer mecanismos de cooperação e convênios com outras universidades, instituições privadas e órgãos da administração pública municipal, estadual e federal.
Diretoria Executiva do NEI: Drª Márcia Barros Ferreira Rodrigues (Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/UFES. Profs. integrantes: Profa. Márcia Barros F. Rodrigues (coordenadora); Profa. Maria Cristina Dadalto.
 
Site do NEI: www.nei.ufes.br
 
NEPCS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (NEPCS), criado em 1997, constitui-se como órgão interdisciplinar, ligado ao Departamento de Ciências Sociais e tem como meta implementar, abrigar e consolidar linhas de pesquisa sobre organizações formais e informais, saberes instituídos e saberes localizados e outros temas pertinentes ao desenvolvimento das Ciências Sociais em sua relação com outros saberes disciplinares.
O NEPCS tem por objetivos específicos: a) desenvolver investigações no campo das Ciências Sociais e afins, contribuindo para a produção e aprofundamento do conhecimento teórico e prático dessas disciplinas; b) implementar e abrigar projetos e linhas de pesquisa visando sua consolidação para promoção e valorização da pesquisa e do ensino e da extensão no âmbito das Ciências Sociais na UFES; c) Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, seminários, workshops e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos.
Professores do PGCS integrantes do NEPCS: Marta Zorzal e Silva (coordenadora); Sônia Missagia Matos
Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Antônia de Lourdes Colbari; Aline Trigueiro Vicente; Celeste Ciccarone
Márcia Prezotti Palassi; Euzineia Carlos Nascimento; Sandro José Silva
 
NETIR - Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento (Em parceria com a Universidade Ca´Foscari de Veneza - UNIVE).
Coordenadora: Profa. Adelia Miglievich Ribeiro; Coordenador adjunto: Prof. Luís Fernando Beneduzi
O Núcleo tem caráter interdisciplinar conjugando Sociologia, História, Estudos Literários e Estudos Culturais. Sua ênfase está na articulação entre as teorias sociológicas, a Crítica Pós(De)Colonial e o Pensamento Latino-Americano. Expressa a parceria entre a Ufes e a Universidade Ca’ Foscari de Veneza. Nasceu como fruto do acordo de cooperação entre os Reitores das respectivas universidades. Seus líderes (Ufes e Ca´Foscari) mantêm os trabalhos em comum que datam de 2004, reunindo ainda distintas universidades.
Dentre outros, os pesquisadores do Netir são responsáveis pela coordenação de eventos científicos nacionais e internacionais, organização de simpósios, mesas, grupos de trabalho, seminários e outros. Compõem diretorias científicas. Publicam nacional e internacionalmente. Desenvolvem projetos de pesquisa com financiamento Fapes e CNPq, além daqueles suscitados por parcerias com universidades estrangeiras. O Netir recebe comumente posdocs que atuam na gestão do núcleo além de cooperarem com o PGCS/Ufes.
Local:  Sala 203 - Prédio Wallace Coradini.
Contato: miglievich [at] gmail.com
 
Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) 
O Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) é um grupo de pesquisas associado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui como linhas de pesquisas: a) Pensamento Social Brasileiro e Latino-americano, b) Sociologia do Conhecimento e Cultura Científica Brasileira, e, c) Direito, Sociedade e Democracia.
Coordenadores: Prof. Igor Suzano Machado, Prof. Marcelo Fetz de Almeida e Prof. Maro Lara Martins.
Site do NETSIB: www.netsib.ufes.br 
 
NUPAD: Núcleo Participação e Democracia
Coordenação: Profa. Euzeneia Carlos 
O NUPAD emergiu, em 2007, do interesse temático na participação da sociedade civil e na democracia participativa e ampliou seu escopo para o estudo dos movimentos sociais, suas formas de contestação e de interação com as instituições políticas e o Estado na produção de políticas públicas. Agrega pesquisadores da Pós-Graduação e da Graduação em Ciências Sociais e o Grupo de Estudos Democratização e Participação Social (GEDPS). Possui parcerias com o Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e com o Núcleo de Pesquisa em Participação Política (NUPPOL) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). São duas as linhas de pesquisa: 1) Movimentos sociais, participação e democracia, 2) Participação, políticas públicas e Estado. Coordenadora: Euzeneia Carlos; Vice-coordenadora: Luciana Andressa Martins de Souza; Professores integrantes: Marta Zorzal e Silva, Sandro José da Silva, Carla Cecília Rodrigues Almeida, Monika Dowbor; Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3584082815886923
 
NUPLA - Núcleo de Pesquisa, Inovação  e Planejamento SocioEconômico
O Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (NUPLA) é um núcleo de pesquisa e extensão vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com sede no Campus Goiabeiras, no Município de Vitória, o NUPLA conta com pesquisadores da área de ciências sociais, humanas e exatas.
O NUPLA tem por missão desenvolver e aplicar métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como analisar informações e dados, da realidade social, econômica e política por meio de ações integradas de pesquisa e extensão com vistas à promoção de inovações sociais e organizacionais que contribuam para o desenvolvimento social e econômico e para a tomada de decisão.
Criado em 2018, o NUPLA tem desenvolvido diferentes atividades de pesquisa. Atualmente possui projetos de pesquisa financiados pela FAPES e CNPq, bolsistas de iniciação científica na área de sociologia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa pelo Brasil. Entre as atividades realizadas pelo núcleo, destacam-se as pesquisas de tipo “survey”, a exemplo de pesquisas de opinião pública, elaboradas por meio da aplicação de questionários em amostras estatisticamente construídas.
Coordenadores: Prof. André A. Michelato Ghizelini e Prof. Marcelo Fetz
 
ORGANON -Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais
Organon - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais
O Organon é um Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. O tema central de trabalho é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política. Fazem parte do Organon o GETPol - Grupo de Estudos em Teoria Política contemporânea, o Mapa das Mobilizações e o Observatório dos Conflitos Sociais e Sistema de Justiça.
Coordenadora: Profa. Cristiana Losekann
 
Urbes - Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbando
Vinculação: Profa. Manuela Vieira Blanc
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910