Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES

  • Esta linha de pesquisas desenvolve estudos relacionados a diversos recortes da modernidade contemporânea agrupados nos seguintes eixos temáticos: Instituições políticas e políticas públicas; Estado e da sociedade na ordem global; democracia e ação coletiva; dinâmicas urbanas.

  • Esta linha realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Territórios, memória, patrimônio cultural e fenômeno religioso; Marcadores sociais da diferença; Ambientalismo, políticas e conflitos; Estudos da diáspora, deslocamento, povos e comunidades tradicionais.

  • Cabe a esta linha a pesquisa sistemática de diferentes correntes teóricas e metodológicas das ciências sociais, a crítica epistemológica e as reelaborações dos paradigmas contemporâneos.

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (PGCS) pretende, em nível de Mestrado, promover a formação ampla e qualificada de seus alunos, visando à construção de uma trajetória acadêmica (pesquisa e docência universitárias) e à atuação mais larga nos órgãos e institutos de planejamento, consultorias e assessorias junto ao Estado, empresas e organizações da sociedade civil em atividades tais quais a formulação, execução e avaliação de estratégias e programas de ação.

O PGCS tem ainda sua ênfase na produção de conhecimentos tendo em vista o fortalecimento do campo das Ciências Sociais no Brasil.

O Programa abarca as áreas da Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Orienta-se por um pluralismo teórico-metodológico, concentrando-se nos estudos das configurações das sociedades contemporâneas, orientando-se pelas linhas de pesquisa: 1. Estudos em teorias sociais contemporâneas; 2. Instituições, participação e políticas públicas; 3. Estudos em socioambientais, culturas e identidades.

Distribuem-se entre estas linhas e entrecruzam-se os temas do Estado, da sociedade civil, dos movimentos sociais, da democracia, do desenvolvimento, das políticas públicas, dos conflitos e contestações sociais, dos direitos, da juventude, da violência, da educação, do trabalho, dos intelectuais, do conhecimento e da ciência, da cultura, dos fluxos migratórios, das novas tecnologias e da sociedade informacional, das relações de gênero e étnico-raciais bem como os debates em torno das distintas matrizes da ciência política, da teoria crítica, da antropologia simétrica, da modernidade reflexiva e da pós-modernidade, dos estudos culturais, da crítica pós-colonial e das epistemologias do Sul.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ciências Sociais desde 2008 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 65 mestres e conta com 46 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910