Análise das inserções da Educação Física e seus potenciais de saúde no planejamento das políticas públicas do setor no município de Vitória-ES.

Resumo: O presente projeto pretende investigar os limites e possibilidades das inserções da Educação Física no planejamento das políticas públicas de saúde da cidade de Vitória/ES. O projeto investigará ainda quais as iniciativas existentes e quais as perspectivas de intersetorialidade com outros setores da administração pública que também mantém ações que utilizam as práticas corporais no âmbito da saúde. O estudo considerará o planejamento em saúde e as políticas de promoção, prevenção ou de reabilitação. Como estratégia metodológica, usaremos a análise documental(RICHARDSON, 1999), tomando como fontes os documentos de planejamento e avaliação disponíveis no website da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMUS). Para auxiliar a análise das fontes documentais, utilizaremos também da técnica de entrevistas semi-estruturadas com o secretário e subsecretário municipal de saúde atuantes no período de 2005-2012, quando a gestão municipal esteve sob responsabilidade do Partido dos Trabalhadores, o qual se declara orientado por perspectivas descentralizadas, intersetoriais e participativas.
Espera-se encontrar evidências quanto às formas de inserção da Educação Física nos planejamentos de saúde municipal, as estratégias de participação cidadã e de intersetorialidade nas ações de políticas públicas municipais que têm a saúde como interface; que subsidie o debate e perspectivas de intervenção da saúde como direito social.

Data de início: 2013-03-05
Prazo (meses): 18

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Jayanna de Rezende Bachetti
Coordenador Carlos Nazareno Ferreira Borges
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910