O Paradigma Indiciário: Possibilidades de aplicação na teoria social e na pesquisa

Resumo: O presente projeto de iniciação científica busca oferecer ao aluno graduando de ciências sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, o estudo do Paradigma Indiciário e das possibilidades de aplicação de seu aporte teórico e metodológico na teoria social e na pesquisa científica. Trata-se de um paradigma que contém a proposta de um método heurístico centrado nos detalhes, nos dados marginais, nos vestígios encarados como indícios, pistas, sinais ou sintomas, e que orientam a interpretação e a pesquisa dos fenômenos estudados, bem como a elaboração do conhecimento. Tomamos como referência as proposições epistemológicas do pensador italiano Carlo Ginzburg e seu esforço de teorização do Paradigma Indiciário nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. Assim, o estudo deste paradigma do conhecimento poderá contribuir para a formação dos alunos participantes, proporcionando-lhes: treinamento do “olhar” para a observação, a investigação e a análise de “indícios”; orientação na escolha e na pesquisa de teorias/metodologias que contribuam para sua formação; aperfeiçoamento de suas capacidades/habilidades cognitivas no uso da abdução, da sensibilidade, da conjectura e da microanálise na pesquisa de temas que contribuam para a elaboração do trabalho monográfico.

Data de início: 2013-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Márcia Barros Ferreira Rodrigues
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