Redes de Ativismo Ambiental, Contestação e Mobilização do Direito na América Latina

Resumo: O presente projeto de pesquisa insere-se nas discussões sobre o ambientalismo na América Latina em suas diversas manifestações de ação coletiva no contexto atual. A proposta articula, principalmente, três áreas de discussão: a primeira relaciona-se à Sociologia Jurídica e refere-se às relações entre movimentos sociais e a lei; a segunda envolve as Teorias da Ação Coletiva, principalmente, a análise de repertórios e frames de ação coletiva; a terceira situa-se no âmbito da Teoria Social, especificamente, no chamado “Giro Decolonial” que tem debatido sobre o potencial “decolonial” da América Latina – sobretudo no que se refere às demandas ambientais. Este último campo de análise traz proposições críticas que visam colocar em “xeque” as teorias canônicas fundadas na afirmação de um específico modelo de democracia, de Estado. Esta articulação teórica, embora pouco conhecida no Brasil não é inédita, e tem proposto como linha de investigação as possibilidades de “decolonizar” a lei, principalmente, a partir do seu uso por organizações e movimentos sociais.

Data de início: 2013-05-23
Prazo (meses): 24