Núcleos de Pequisa

NAV - Núcleo Áudiovisual

O Núcleo Audiovisual (NAV), criado em final de 2003, com estatuto próprio aprovado no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFES, vinculado aos Departamentos de Ciências Sociais e Filosofia, visa multiplicar a produção acadêmica e prestar assessoria e consultoria para instituições públicas e privadas, movimentos sociais e outras instâncias da sociedade, estabelecendo parcerias e convênios com entidades congêneres, promovendo a incorporação da linguagem audiovisual na realização e divulgação da produção científica voltada para questões sociais e melhorando a participação das populações envolvidas.

O NAV abriga cinco docentes do Departamento de Ciências Sociais e dois do Departamento de Filosofia, além de estudantes monitores vinculados a ambos os Departamentos. Conta com a colaboração de dois docentes do Departamento de Comunicação da UFES e de profissionais qualificados para o aperfeiçoamento dos processos e produtos audiovisuais.

Professores integrantes: Celeste Ciccarone (coordenadora); Sônia Missagia Matos; Sandro José da Silva
Osvaldo Martins de Oliveira.

 

NEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI), criado em 2006, é um órgão interdisciplinar ligado ao Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. O Núcleo é composto por uma equipe de pesquisadores mestres e doutores que compõe seu colegiado de caráter consultivo e deliberativo; além de eleger dentre seus membros sua diretoria colegiada de caráter executivo. O colegiado do NEI é composto por doze membros reconhecidos por seus relevantes trabalhos no campo da pesquisa acadêmica e social no que alude aos temas violência, criminalidade, segurança pública, memória social, qualificação profissional e cultura empresarial, para propor intervenções em áreas de interesse público.

O Núcleo tem como objetivos:

1) Desenvolver investigações no campo das Ciências Humanas e Sociais e afins, contribuindo para; 2) Implementar e abrigar projetos e linhas de pesquisa visando sua consolidação para promoção e valorização da pesquisa e do ensino e da extensão no Curso de Ciências Sociais e na Universidade Federal do Espírito Santo; 3) Servir como espaço acadêmico para a formação e aperfeiçoamento de alunos, promovendo a pesquisa e criando condições para a troca de saberes acadêmicos e o debate interdisciplinar; 4) Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, oficinas, seminários, simpósios, workshops e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos nas linhas de pesquisa implementadas pelo NEI.

Professores do PGCS que integram o NEI: Dra. Márcia Barros F. Rodrigues (coordenadora); Dra. Maria Cristina Dadalto.

Site do NEI: www.nei.ufes.br

 

NEPCS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (NEPCS), criado em 1997, constitui-se como órgão interdisciplinar, ligado ao Departamento de Ciências Sociais e tem como meta implementar, abrigar e consolidar linhas de pesquisa sobre organizações formais e informais, saberes instituídos e saberes localizados e outros temas pertinentes ao desenvolvimento das Ciências Sociais em sua relação com outros saberes disciplinares.

O NEPCS tem por objetivos específicos:

a) desenvolver investigações no campo das Ciências Sociais e afins, contribuindo para a produção e aprofundamento do conhecimento teórico e prático dessas disciplinas; b) implementar e abrigar projetos e linhas de pesquisa visando sua consolidação para promoção e valorização da pesquisa e do ensino e da extensão no âmbito das Ciências Sociais na UFES; c) Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, seminários, workshops e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos.

Professores do PGCS integrantes do NEPCS: Marta Zorzal e Silva (coordenadora); Sônia Missagia Matos
Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Antônia de Lourdes Colbari; Aline Trigueiro Vicente; Celeste Ciccarone
Márcia Prezotti Palassi; Euzineia Carlos Nascimento; Sandro José Silva

Linhas de pesquisas:

1) Instituições e Processos Políticos

Estuda os processos e as instituições políticas, bem como as mudanças institucionais no âmbito nacional e subnacional de governo tendo por foco pesquisas empíricas sobre: dinâmica institucional e legitimidade democrática, processos decisórios e participação política, políticas públicas e mecanismos de controle da atividade governamental.

2) Instituições, Conflitos e Desigualdades,

Estuda as dimensões relacionadas aos desafios e as transformações do mundo contemporâneo focalizando os seguintes temas: a) instituições públicas e privadas seus novos formatos e formas de atuação e controle; b) as múltiplas transformações no mundo do trabalho; c) as novas dinâmicas dos processos decisórios; d) o recrudescimento do conflito e as novas formas de participação e legitimação; e) as desigualdades sociais, a segregação sócio-espacial e a periferização de populações.

3) Culturas, Identidades e Territórios Sociais,

Estuda o universo da cultura como dimensão plural e dinâmica, focalizando temas como: a)produção, reprodução e reconhecimento das identidades sociais; b) tradições, memórias e patrimônios em suas implicações históricas e políticas; c)representações sociais como produção simbólica com ênfase no papel dos meios de comunicação à distancia e as novas formas de interação social; d)as dinâmicas territoriais envolvendo populações, classes, etnias e movimentos sociais.

4) Estudos Urbanos e Regionais,

Realiza estudos sociológicos e antropológicos nas áreas de violência urbana, assim como os impactos sociais e ambientais do desenvolvimento capitalista contemporâneo sobre populações urbanas e não urbanas. 5) Patrimônio Cultural e Ambiental. Estuda a inter-relação entre história, memória e identidade e sua correlação com a política de preservação do patrimônio cultural e ambiental como fundamento da identidade coletiva. 6) Poder Local, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Estuda como são formuladas as políticas de gestão do meio ambiente no âmbito local (município), a partir de um entrecruzamento com as políticas de desenvolvimento e modernização econômica; discute os acordos e parcerias entre governo e setor produtivo; mapeia os critérios políticos de definição da chamada sustentabilidade socioambiental e avalia os impactos (ambientais e sociais) resultantes da implantação desses projetos e políticas públicas.

 Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) 

O Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) é um grupo de pesquisas associado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui como linhas de pesquisas: a) Pensamento Social Brasileiro e Latino-americano, b) Sociologia do Conhecimento e Cultura Científica Brasileira, e, c) Direito, Sociedade e Democracia.

Coordenadores: Dr. Igor Suzano Machado, Dr. Marcelo Fetz de Almeida e Dr. Maro Lara Martins.

Site do NETSIB: www.netsib.ufes.br 

 

ORGANON -Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais

O Organon é um Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. O tema central de trabalho é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política. Fazem parte do Organon o GETPol - Grupo de Estudos em Teoria Política contemporânea, o Mapa das Mobilizações e o Observatório de Ações Judiciais de relevância às causas coletivas.

Coordenadora: Cristiana Losekann

Professores associados:
Celeste Ciccarone
André Michellato
João Carlos Saldanha
Brunela Vicenzi

Site: http://organon.ufes.br

 

NETIR - Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento

Coordenadora: Dra. Adelia Miglievich Ribeiro; Coordenador adjunto: Dr. Luís Fernando Beneduzi

O grupo é um dos frutos do acordo de cooperação assinado pelos Reitores da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, mas os trabalhos que antecedem o acordo iniciaram-se em 2004. O grupo organiza seminários e publicações, pesquisas e orientações na graduação, mestrado e doutorado, estimulando também o pós-doutoramento de seus pesquisadores, tal como se deu no êxito da seleção do Erasmus+.

Tem caráter interdisciplinar conjugando Sociologia, Economia, História, Estudos Literários e Estudos Culturais. Sua ênfase está na articulação entre os atuais debates da Crítica Pós-Colonial e do Giro Decolonial Latino-Americano com as questões próprias da História Cultural, da Teoria Crítica e da Teoria dos Afetos. O diálogo com o marxismo está presente, sobretudo, a luz do materialismo cultural da New Left Review que vê a cultura como vida/experiência/práxis de modo a pensar as lutas entre hegemonia e anti-hegemonia, os conflitos, as emergências e as resistências. Neste foco, também há a retomada dos estudos marxistas da dependência latino-americana e dos movimentos sociais.

Dentre outros, os pesquisadores do Netir são responsáveis pela coordenação geral de eventos científicos nacionais e internacionais. Respondem, em congressos nacionais e internacionais das diferentes áreas do conhecimento, pela organização de simpósios, mesas, grupos de trabalho, seminários de pesquisa e outros.

O Netir responde por acordos de cooperação técnica que possibilita a vinda para a Ufes de quadros qualificados de outras IES com a finalidade de desenvolvimento de projetos, a exemplo da criação do “Laboratório Saberes em movimento”, com ênfase à educação popular e aos movimentos sociais.

Há, atualmente, duas linhas de pesquisa nas quais se distribuem os pesquisadores e discentes:

Linha 1 - FLUXOS MIGRATÓRIOS, IMAGINÁRIO E REELABORAÇÕES IDENTITÁRIAS

Professores-Pesquisadores:

Chiara Pagnotta (Universidade de Barcelona); Glaucia de Oliveira Assis (Universidade Estadual de Santa Catarina); Luís Fernando Beneduzi (Universidade Ca’ Foscari de Veneza); Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM); Maria Cristina Dadalto (Ufes); Maria Lúcia Kopernick Del Maestro (Universidade Estácio de Sá); Neusa Maria Mendes de Gusmão (Unicamp); Sonia Missagia de Matos (Ufes); Sueli Siqueira (Universidade Vale do Rio Doce); Viviane Mozine Rodrigues (UVV)

Pesquisadores Autônomos:

Enzo Mayer Tessarolo; Rosiane Pereira Gonçalves Boina

LINHA 2: REDES INTELECTUAIS, CULTURA E CRÍTICA

Professores-Pesquisadores:

Adelia Maria Miglievich Ribeiro (Ufes); Augusto Cesar Salomão Mozine (UVV); Caroline Araújo Bordalo (Cefet-RJ); Fabíola Simão Padilha Trefzger (Ufes); Marta Zorzal e Silva (Ufes); Paula Regina Siega (Ufes/UESC); Roberta Traspadini (Unila); 

Pesquisadores Autônomos:

Edison Romera Junior; Edson Bomfim

Discentes:

Bruno Jesus Bianchi (mestrado); Caroline Barbosa Faria Ferreira (doutorado); Cibele Verrangia Correa da Silva (doutorado); Edinaldo de Souza Lima (bacharelado); Flora Viguini do Amaral (doutorado); Héber Ferreira de Souza (doutorado); Isabella Baltazar (doutorado); João Ricardo da Silva Meireles (doutorado); Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres (doutorado); Lorena Orletti (Pibic); Jhenefer Tolentino (Pibic); Maria da Conceição Almeida Justiniano (licenciatura); Maria Eduarda Pecly Lopes (mestrado); Márcia Moreira Custódio (doutorado); Vera Márcia Soares de Toledo; Viviane Anselmé da Silva (licenciatura); ​Wallysson Francis Soares (mestrado)

LOCAL:  Sala 311. Prédio Barbara Weinberg I.

FORMA DE CONTATO DO NÚCLEO: miglievich [at] gmail.com

 
CPC - Centro de Política Comparada 
 
O Centro de Política Comparada (CPC) é um núcleo de pesquisas vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fundado e registrado em 2016 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq, o Centro de Política Comparada é coordenado pelo Prof. Marcelo Vieira. O grupo é composto por professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras, desenvolvendo pesquisas sobre a política em perspectiva comparada, com ênfase em instituições políticas. Atualmente, a linha de pesquisa predominante no CPC envolve os Sistemas Governamentais Comparados. 
 
Coordenador: Prof. Marcelo Vieira
Contato: mmarvieira [at] gmail.com

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910