Laboratórios

LEP - Laboratório de Estudos Políticos

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP), criado em 2001, tem como objetivo elaborar estudos sobre comportamento político, instituições políticas, movimentos sociais e sobre políticas públicas nos diversos âmbitos da federação brasileira. Especificamente, as pesquisas do LEP tem se orientado para os seguintes focos:

1) processos de formulação, decisão e implementação de políticas públicas, considerando a interação e a formação de redes entre atores estatais e não-estatais no processo de formulação e implementação de políticas públicas;

2) movimentos sociais, organizações sociais e participação política;

3) instituições políticas federais, estaduais e municipais, e seus impactos no comportamento dos atores políticos e na processo de decisões políticas;

4) relação entre participação política e geração de novas institucionalidades político-administrativas na gestão pública.

Professores do PGCS vinculados ao LEP: Marta Zorzal e Silva (coordenadora); Adélia Miglievich Ribeiro
Euzeneia Carlos Nascimento; Márcia Prezotti Palassi.

LECSO – Laboratório de Ensino em Ciências Sociais

Professores do DCSO vinculados ao LECSO: Sandra Vicentim de Oliveira (coordenadora), Mauro Petersem Domingues, Euzeneia Carlos do Nascimento.

DISSOA – Diálogos entre Sociologia e Artes

O Grupo de Pesquisa CHNP/CCHN/ DCSO/UFES "Diálogos entre Sociologia e Artes" / DISSOA  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5804192295835528 foi formado em 2014 por pesquisadores e alunos dos cursos de Artes Visuais e Ciências Sociais da UFES e UERJ interessados em debater formas mais fluidas e criativas para abordar questões sociais e políticas para além dos formatos e metodologias formais das Ciênciais Sociais.

O objetivo central do DISSOA é 'realizar estudos e discursos teóricos capazes de construir e fortalecer ações em rede, consciência contextual e um campo relacional entre as áreas de Sociologia e Artes Visuais'.

Linhas de pesquisa: ativismo alimentar e ambiental; participação e espaço público; arte e política; arte; educação e mediação; corpo como interface política; ficção social e arte.

Professora do PGCS vinculada ao DISSOA: Elaine de Azevedo. Para mais informações, clique aqui.