Ação Saberes Indígenas na escola
Coordenação: Prof. Dra. Celeste Ciccarone Apresentação e justificativa: |
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A Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE), instituída pela Portaria Nº 1.061, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013 do MEC, vem responder à demanda de acompanhamento e avaliação da implementação da educação escolar entre os povos indígenas, entre eles, os Tupinikim e Guarani no Espírito Santo, qualificando a prática educativa das escolas indígenas através de materiais adequados às suas diferentes exigências. Neste sentido, a implementação da Rede SIE da qual participa a UFES através do presente projeto, articulando as escolas indígenas e as instituições parceiras, busca dar sustentação à realização de experimentações e iniciativas que possam efetivamente conduzir a um avanço na produção de materiais escritos em diferentes formatos e suportes, nas práticas de conhecimento e de produção da escrita e da leitura em diferentes contextos e formatos, em língua indígena e em português segundo os desejos e projetos de cada povo indígena e de cada comunidade | ||||
Objetivos gerais: | ||||
promover a formação continuada de professores na educação escolar indígena e básica; fornecer recursos didáticos e pedagógicos, segundo organização comunitária, multilinguismo e interculturalidade de cada povo indígena; oferecer subsídios à elaboração de currículos, metodologias e avaliação, conforme processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas para elaboração de materiais didáticos e paradidáticos específicos e em diferentes linguagens. | ||||
Objetivos específicos: | ||||
Implementar equipe de trabalho qualificada, através de processo seletivo simplificado; Elaboração de plano de trabalho de orientações de estudo e de projetos de pesquisas; Levantamento e diagnostico recursos didáticos e pedagógicos atualmente utilizados pelos professores indígenas demandas das comunidades conforme suas especificidades socioculturais Igualmente ocorrerá no caso dos currículos, metodologias e avaliação atualmente utilizados, tendo em vista ainda, nos processos de alfabetização, a diversidade sociolinguística dos Tupinikim e Guarani Elaboração de materiais e subsídios específicos em co-autoria com os pesquisadores e professores indígenas, conforme os processos próprios de ensino-aprendizagem dos povos indígenas envolvidos | ||||
Metodologia: | ||||
Atividades de formação continuada de professores Tupinikim e Guarani através de videoconferências, grupos de estudo, atividade de campo Reuniões de apresentação da proposta de trabalho com os professores indígenas Tupinikim e Guarani e com as comunidades Reuniões periódicas da equipe, com os professores indígenas e com as comunidades trabalho de campo de acompanhamento das praticas de ensino- aprendizagem em sala de aula e no cotidiano das comunidades participação em encontros de professores Tupinikim e Guarani da educação escolar e da educação básica participação nos encontros da rede SIE |